A obter dados...
Não obstante, certo é que Semide tem uma origem remota pré-nascional.
A villa de Semide, em finais do século XI, encontrava-se já nos bens de D. Anão da estrada, um fidalgo asturiense, Senhor de Góis. Este fidalgo teve como descendência três filhos D. João Anais, de Coimbra, D. Martinho Anaia, cavaleiro nas lutas pela independência, D. Maria Anaia.
Com os bens que possuíam em Semide, os irmãos Anaia resolveram mandar edificar um Mosteiro para os monges da ordem de São Bento, cuja carta de doação, D. Afonso Henriques mandou passar, em 30 de Abril de 1154.
Posteriormente, este Mosteiro passou o convento de freiras para recolher as descendentes de Martim Anaia, pelo que lhe foram acrescentadas novas rendas e a Igreja de São Pedro, na Granja em 1183.
D. Manuel I dava carta de foral a esta Freguesia, a 13 de Janeiro de 1514.
Até 1834, era a Abadessa que, todos os anos, dava solenemente posse as justiças na portaria do Mosteiro.
No campo histórico-cultural, importa referir algumas figuras do passado, que contribuíram para o crescimento e prosperidade da Freguesia referimo-nos a D. Anião e seus filhos, D. João de Anaia e D. Martim de Anaia, cavaleiros na luta pela independência da nacionalidade.
A designação vila para a povoação pode bem remontar a qualquer propriedade rural ou até “villa” rústica aqui existente há muitos séculos.
A “villa” de Semide era já nos finais do século XI propriedade de D. Anião da Estrada.
A vizinhança da «civitas» antecessora da actual Coimbra, alguma arqueologia local ou das imediações e um ou outro topónimo, dão ao lugar possibilidades de um povoamento bastante recuado ou pelo menos anterior à Nacionalidade. De qualquer maneira a história da antiga vila de Semide, que significará, etimologicamente, a flor da farinha, confunde-se com a do Mosteiro, ali localizado.
Constituiu o couto de Semide até ao início do século XIX. Tinha, em 1801, 1 836 habitantes. Aquando da extinção dos coutos passou a sede de concelho, extinto em 1853. Era constituído pelas freguesias de Semide e Rio Vide. Tinha, em 1849, 3 646 habitantes.
Publicado por: União de Freguesias de Semide e Rio Vide
Publicado em: 04-01-2021