Caracterização

EQUIPAMENTOS

A União das Freguesias de Semide e Rio Vide está dotada de várias infra-estruturas. De destacar que a nível escolar, esta Freguesia tem ao serviço dos alunos a Escola Ferrer Correia, pertencente a o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo. A Escola Ferrer Correia tem como oferta educativa o Pré-Escolar, o 1º, 2º e 3º Ciclos, os Cursos Cef e Efa.
 
Do mesmo Agrupamento de Escolas, e situadas na zona geográfica desta União de Freguesias, fazem ainda parte o Pré-Escolar de Semide e do Vidual, as EB1 de Semide e de Rio de Vide.
 
A Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia está situada na aldeia serrana do Senhor da Serra, tendo esta cerca de 450 habitantes. Pertencendo à UFSRV, dista cerca de 10 km de Coimbra e 12 km de Miranda do Corvo.
 
No que respeita aos transportes, a Transdev faz a cobertura semanal da Freguesia, tendo aqui também ao dispor da população duas praças de táxis. 
 
Uma infra-estrutura de enorme relevância para os habitantes desta freguesia são os Gimnodesportivo de Semide,  Liga Regional Riovidense, e Gaiate, permitindo a prática de vários desportos, existem outros recintos do gènero mas descobertos, no lugar do Vidual , Pedreira e Vale de Colmeias. 
 
rnAs Piscinas Municipais de Semide, também são um local aprasivel para passar um dia de Verão.
 
O posto de correios na Sede da Junta de Freguesia satisfaz a população ao nível da correspondência, sendo que o carteiro também lá vai fazendo o seu giro diário nos dias úteis. 
 
Em relação ao saneamento, a Freguesia ainda não está coberta a 100%, mas estão em execução os trabalhos nesse sentido, estando o Executivo empenhado que no mais breve prazo possível esta obra de tão importante valor possa estar concluído.
 
Já no que respeita ao fornecimento de água, toda a população está servida pela rede Municipal.
 
Um posto de Saúde está ao dispor da população de Segunda a Sexta-feira, sendo que também aqui está ao dispor da população uma farmácia.
 
A recolha de lixo é feita pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, sendo a recolha diária e percorrendo todos os lugares da Freguesia. 
 
Na Freguesia está disponível uma caixa de ATM (Multibanco), sendo que o mesmo funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.
 
rnSão património da terra dois cemitérios, que cobrem a totalidade das pessoas de todos os lugares que compõem esta União de Freguesias, sendo o Cemitério Paroquial de Semide para supultar os defuntos da zona geográfica da antiga freguesia de Semide e o Cemitério Paroquial de Rio de Vide para supultar os defuntos da zona geográfica da antiga freguesia de Rio de Vide.
As crianças têm ao seu dispor um parque infantil ao ar livre junto á praia fluvial de Segade e outro no lugar de Pedreira
 
rnDe enaltecer ainda o parque de merendas no lugar de Moinho do Meio, uma área considerável para o lazer; O Parque de Merendas de Semide e o Parque de Merendas do Senhor da Serra, onde o ar livre a paisagem são um convite ao convívio.
 
Uma palavra especial para Santa Casa da Misericórdia de Semide (valência de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, Centro de Actividades, de Tempos Livres e Serviço de Almoços às escolas e Jardim-de-infância), a Associação Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo e a Caritas Diocesana, cabendo a estas instituições o apoio social efectuado na Freguesia, quer pelo apoio a idosos, crianças e jovens.
 
Está ainda ao dispor da União das Freguesias um Quartel dos Bombeiros para satisfazer as necessidades da população, apoiando sempre que solicitado as Freguesias e Concelhos Vizinhos.

GEOGRAFIA

 
A antiga Freguesia de Semide
Localiza-se a Norte do concelho de Miranda do Corvo, de cuja sede dista aproximadamente 9 quilómetros, e confina com os concelhos de Lousã, Coimbra e Poiares.
 
Ocupando uma área de cerca de 26 quilómetros quadrados, Semide estende-se pelos lugares de Granja de Semide, Vale de Marelo, Gaiate, Casa Nova, Casal do Mosteiro, Poisão, Fundo da Ribeira, casal da Senhora, Cortes, Lata, Segade, Braços, Vale de Colmeias, Chãs, Canas, Coenços cimeiros, Cimo de Vila, Senhor da serra, Foz Mosteiro, Penedo e Ribeira, tendo uma densidade de 115,4 hab/km².
 
Privilegiadamente situada, dos seus domínios destacam-se a grandiosidade do seu mosteiro beneditino e a magnifica paisagem que se deslumbra do alta do Senhor da Serra, sendo banhada pelo rio Ceira.
 
De algumas alocuções literárias encontramos relativas à vila, sobressai uma descrição geográfica da antiga freguesia de Semide, de autor anónimo, em decassílabo de rima emparelhada. È curiosa e louva a terra, fazendo uma descrição pormenorizada da topografia da região de modo calmo, sem arroubos poéticos, podendo talvez ser datada de fins do séc. XVII:   
“Semide” discripção geográfica
Tem Semide por coroa três outeiro
O Facho, a Arroteira, os Carvalheiros:
O scetro que apoder supremo enserra
Venera humilde no Senhor da Serra:
A ribeira que corre ao levante
Lhe serve de theatro vegetante
Onde acham de regaros em rodeios
Os olhos confuzam avista enleios.
Formando aos sentidos mil enredos
Bosques, campos vergeis e arvoredos.
O monte que ádireita se divisza
E na vila de Miranda finaliza
Lhe serve de muro iminente
Contra os ventos que sopram de occidente.
De fronte tem Trovim, país de frio
Que as estrelas provoca aiminencia
Que quer ter com os astros competência:
Ao norte se descobrirem se não falho
As raízes da serra do Carvalho
Que dahi vam correndo em plana bella
De Poiares até aponte da Morcela:
A vista lhe termina no orizonte
Da estrella asserra, e da neve o monte.”
 
A antiga Freguesia de Rio de Vide
Situada no centro-Norte do concelho de Miranda do Corvo, entre as serras da Lousã e a do Senhor da Serra, a antiga freguesia de Rio Vide é banhada pelos rios Ceira e o seu afluente, Corvo ou Dueça e dista cerca de seis quilómetros da sede concelhia.
 
É composta pelos lugares de Rio Vide, Pedreira, Póvoa, Casal do Fato, Vidual, Cheira do Vidual, Moinho do Meio, Pisão, Vale da Silva, Casal de Paiva e Casal das Cortes.
 
DEMOGRAFIA