União das Freguesias de Semide e Rio Vide
  
                               
UNIÃO DAS FREGUESIAS.
A União das Freguesias de Semide e Rio Vide está dotada de várias infra-estruturas. De destacar que a nível escolar, esta Freguesia tem ao serviço dos alunos a Escola Ferrer Correia, pertencente a o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo. A Escola Ferrer Correia tem como oferta educativa o Pré-Escolar, o 1º, 2º e 3º Ciclos, os Cursos Cef e Efa. Do mesmo Agrupamento de Escolas, e situadas na zona geográfica desta União de Freguesias, fazem ainda parte o Pré-Escolar de Semide e do Vidual, as EB1 de Semide e de Rio de Vide.
A Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia está situada na aldeia serrana do Senhor da Serra, tendo esta cerca de 450 habitantes. Pertencendo à UFSRV, dista cerca de 10 km de Coimbra e 12 km de Miranda do Corvo.
No que respeita aos transportes, a Transdev faz a cobertura semanal da Freguesia, tendo aqui também ao dispor da população duas praças de táxis.
Uma infra-estrutura de enorme relevância para os habitantes desta freguesia são os Gimnodesportivo de Semide,  Liga Regional Riovidense, e Gaiate, permitindo a prática de vários desportos, existem outros recintos do gènero mas descobertos, no lugar do Vidual , Pedreira e Vale de Colmeias.
rnAs Piscinas Municipais de Semide, também são um local aprasivel para passar um dia de Verão.
O posto de correios na Sede da Junta de Freguesia satisfaz a população ao nível da correspondência, sendo que o carteiro também lá vai fazendo o seu giro diário nos dias úteis.
Em relação ao saneamento, a Freguesia ainda não está coberta a 100%, mas estão em execução os trabalhos nesse sentido, estando o Executivo empenhado que no mais breve prazo possível esta obra de tão importante valor possa estar concluído.
Já no que respeita ao fornecimento de água, toda a população está servida pela rede Municipal.
Um posto de Saúde está ao dispor da população de Segunda a Sexta-feira, sendo que também aqui está ao dispor da população uma farmácia.
A recolha de lixo é feita pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, sendo a recolha diária e percorrendo todos os lugares da Freguesia.
Na Freguesia está disponível uma caixa de ATM (Multibanco), sendo que o mesmo funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.
rnSão património da terra dois cemitérios, que cobrem a totalidade das pessoas de todos os lugares que compõem esta União de Freguesias, sendo o Cemitério Paroquial de Semide para supultar os defuntos da zona geográfica da antiga freguesia de Semide e o Cemitério Paroquial de Rio de Vide para supultar os defuntos da zona geográfica da antiga freguesia de Rio de Vide.
As crianças têm ao seu dispor um parque infantil ao ar livre junto á praia fluvial de Segade e outro no lugar de Pedreira
rnDe enaltecer ainda o parque de merendas no lugar de Moinho do Meio, uma área considerável para o lazer; O Parque de Merendas de Semide e o Parque de Merendas do Senhor da Serra, onde o ar livre a paisagem são um convite ao convívio
Uma palavra especial para Santa Casa da Misericórdia de Semide (valência de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, Centro de Actividades, de Tempos Livres e Serviço de Almoços às escolas e Jardim-de-infância), a Associação Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo e a Caritas Diocesana, cabendo a estas instituições o apoio social efectuado na Freguesia, quer pelo apoio a idosos, crianças e jovens.
Está ainda ao dispor da União das Freguesias um Quartel dos Bombeiros para satisfazer as necessidades da população, apoiando sempre que solicitado as Freguesias e Concelhos Vizinhos.
 



19959 visitas até ao momento.